unidade injetora

Unidade injetora: 3 Dicas para evitar Falhas

A Unidade Injetora é um componente de extrema importância no sistema de injeção eletrônica dos motores a diesel. Por ser a principal condutora do óleo diesel para os cilindros do motor e trabalharem em um processo minucioso de engenharia, exige um cuidado rigoroso a fim de evitar danos que podem até mesmo ocasionar a parada do equipamento gerando perda de produtividade e prejuízos financeiros.

Por isso, é sempre importante seguir alguns procedimentos preventivos e proporcionar maior vida útil para a sua unidade injetora.

Quando ocorrem problemas na unidade injetora, é comum o desespero por parte dos frotistas proprietários de máquinas e caminhões, pois devido ser uma peça de custo elevado, nunca é interessante para o usuário ter que ficar comprando uma nova constantemente.

 Para evitar gastos desnecessários, é fundamental tanto se preocupar com a manutenção preventiva no uso diário quanto adotar estratégias de recuperação da peça, como, por exemplo, a remanufatura.

Mas se você ainda desconhece essas opções ou tem dúvidas sobre o assunto, não se preocupe, no artigo de hoje mostraremos as melhores dicas para evitar falhas na sua unidade injetora e como a remanufatura pode facilitar a sua vida no momento de reposição. Acompanhe.

Boa leitura!

Como evitar falhas na sua unidade injetora?

A Unidade Injetora é um componente de alta precisão, em geral, ela corresponde às expectativas por um longo período. No entanto, há sempre os riscos da má utilização ou da falta de manutenção, que acabam diminuindo o tempo de vida útil da peça.

Abaixo, apresentaremos dicas para você diminuir esses riscos.

1.Atenção ao tempo de troca dos filtros de combustível 

Os filtros de combustível são grandes aliados para uma maior durabilidade da unidade Injetora. A finalidade do filtro de combustível é eliminar impurezas no combustível para que ele chegue ao cilindro de combustão o mais puro possível.

A peça age retirando impurezas muitas vezes invisíveis a olho nu, como poeira, ferrugem, água, ferro, partículas orgânicas, entre outras, jogando o líquido puro direto no motor.

2.Siga uma manutenção preventiva para o motor

Por mais que todos saibam sobre a importância da manutenção preventiva, a verdade é que muitos proprietários ainda preferem seguir o modelo corretivo. Consequentemente, tomando alguma atitude só quando o motor deixa de funcionar. Não siga esse caminho!

A economia de verdade acontece quando você consegue prevenir o seu equipamento de falhas mais graves. Além de diminuir os custos com peças emergenciais, você não corre o risco de ter a rotina produtiva paralisada.

Siga uma cartilha de manutenção preventiva para o motor do seu equipamento e aumente a vida útil de todos os componentes, incluindo as unidades injetoras.

3.Não deixe o filtro separador de água cheio

O filtro separador de água é uma peça fundamental para um melhor desempenho do motor, mas trata-se de um reservatório com baixa capacidade.

Embora não cause um defeito imediato, a utilização do equipamento com o filtro cheio acaba trazendo complicações para as unidades em médio prazo. Consequentemente, diminuindo a sua potência gradativamente.

A dica aqui é esvaziar o reservatório de água sempre antes de ligar o equipamento. Faça isso logo já na primeira utilização.

Por que remanufaturar as unidades injetoras?

Mesmo seguindo esses e outros cuidados, em algum momento os seus componentes começarão a apresentar baixo desempenho pelo tempo de uso, se você estiver seguindo uma manutenção preventiva, não será pego de surpresa.

A Remanufatura garante a usabilidade original da peça sem ter que gastar um alto valor em um componente novo. A remanufatura, além de ser sustentável, é um processo que recupera por completo a sua peça. 

Sim, através da remanufatura você consegue recuperar a sua peça desgastada com o tempo. O processo, já bastante utilizado em diferentes locais do mundo, consiste na avaliação, testagem e recuperação da usabilidade original da peça. No final do processo da remanufatura você terá a sua unidade injetora de volta com a potência máxima, mas gastando cerca de 40% do valor de uma peça nova. Incrível, não é mesmo?

Não à toa, a remanufatura é considerada uma das estratégias de melhor custo-benefício do mercado. E ainda trabalha dentro do conceito de sustentabilidade, pois evita o descarte prematuro de peças e a fabricação desenfreada de outras. 

Conclusão

Enfim, essas foram as nossas dicas para você garantir o bom funcionamento da sua unidade injetora. E, lembre-se, no momento da remanufatura, opte pela Turbo Brasil, maior referência do serviço da América Latina. Somente com uma empresa de alto padrão como a Turbo Brasil é que as vantagens da remanufatura se tornam possíveis. Faça o seu orçamento e recupere a sua unidade injetora agora mesmo.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email