transporte-de-carga-como-funciona-a-remanufatura-para-motores-diesel

Transporte de carga: Como Funciona a Remanufatura para Motores Diesel

Economia é a palavra-chave na indústria, sobretudo em momentos de crise. Se você atua no setor de transporte de carga, remanufatura para motores diesel é uma das formas mais eficazes de poupar dinheiro e, ainda, contar com retorno garantido.

Uma crise, como a que enfrentamos hoje, pode fazer com que grande parte da movimentação econômica de um país pare. Mas, quando falamos em transportes terrestres de carga, essa possibilidade não deve ser cogitada.

Isso porque, no Brasil, a maioria dos produtos essenciais são distribuídos via malha ferroviária – responsável por dar vazão a, aproximadamente, 75% dos produtos. O transporte de carga é tão importante que uma greve de caminhoneiros, como a de 2018, pode parar o país!

De minério a grãos, é o transporte terrestre de cargas que “movimenta” o país, e, mesmo representando uma parte tão importante da economia, enfrenta dificuldades. 

Longos períodos para entregas, estradas precarizadas, capacidade limitada dos veículos e, sobretudo, os altos custos gerados (de pedágios a manutenção das frotas), são o que mais preocupam.

Os desafios são muitos e os gestores no segmento pouco podem fazer a respeito. Entretanto, quando se trata de economia, temos uma ótima solução para transporte de carga: remanufatura para motores diesel.

A economia gerada pela remanufatura é tão expressiva que pode refletir no valor final de um produto. Quer saber como?

Neste artigo vamos apresentar as vantagens da remanufatura e os tipos de componentes diesel que se beneficiam do processo. 

Boa leitura!

Vantagens da remanufatura para o transporte de cargas e motor diesel

O Brasil é um dos principais países, em todo o mundo, a concentrar seu trânsito em rodovias. Somos a quarta maior malha ferroviária do planeta, com mais de 1.700.00 quilômetros de estradas.

Portanto, não dá para negar a importância da economia no setor – e essa é a principal vantagem da remanufatura para transportes de carga.

Um componente remanufaturado, qualquer que seja, pode chegar a custar 40% em relação a um item novo. Uma economia muito relevante de cerca de 60%!

No entanto, você pode ter algumas dúvidas sobre o processo em transporte de carga: remanufatura garante a qualidade do produto? Não será melhor optar por um novo motor, pensando na durabilidade e qualidade que a remanufatura pode deixar a desejar?

Todas são perguntas válidas e, para respondê-las, vamos entender como funciona o processo de remanufatura em motores diesel.

Como é feita a remanufatura de um componente

A remanufatura é um trabalho sofisticado, feito em bancada especial por um profissional certificado pela marca da peça que está analisando. Além disso, todos os padrões de fábrica são observados durante a recuperação de um componente.

Primeiramente, é analisada a procedência do item e a viabilidade de recuperação. Uma vez aprovado para a remanufatura, o componente será 100% revitalizado com as tecnologias, peças e qualidade de seu fabricante.

As etapas do processo são:

  • Desmontagem, jateamento e limpeza;
  • Testes de bancada, em que se observa os defeitos e a viabilidade de remanufatura. Os testes analisam a função e a durabilidade do componente;
  • Reparo (usinagem, retífica e solda) ou substituição de itens defeituosos;
  • Balanceamento, preparo, calibragem, regulagem e montagem do componente;
  • Testes finais de inspeção da qualidade do item e embalagem.

Uma vez remanufaturado, o componente retorna com garantia original de fábrica, performance e qualidade recuperadas.

E não é necessário ter uma pessoa com know-how dentro da empresa para contratar o serviço. As empresas de manufatura se responsabilizam por todo processo, da análise à embalagem do novo produto.

Componentes que podem ser remanufaturados

Um motor a diesel pode se desgastar por diversos motivos, como o superaquecimento, provocado por falhas dos componentes que devem controlar a temperatura. 

Dependendo da intensidade da falha e do momento em que acontece, o superaquecimento de um motor pode colocar em risco todo o funcionamento do veículo. Por isso, a manutenção preventiva ainda é a melhor alternativa!

De modo geral, boa parte dos componentes de um motor diesel estão aptos para a remanufatura, desde que passem nos testes de bancada. São eles:

  • Componentes móveis: anel, pistão, biela, virabrequim, válvulas, eixo comando de válvulas, conjunto de acionamento das válvulas, bomba d’água, bomba de óleo, polia e anti-vibrador;
  • Componentes estacionários: cárter, cabeçote, bloco, coletor de escape e coletor de admissão;
  • Componentes de sistema de arrefecimento: radiador e seus elementos, válvula termostática, bomba d’água, ventoinhas, mangueiras, camisas d’água, sensor de temperatura e ventilador.

Transporte de carga: remanufatura para Motor Diesel é com a Turbo Brasil

A Turbo Brasil trabalha com o que há de mais moderno em remanufatura para motores diesel, tanto de veículos de linhas leves quanto de veículos de linha pesada.

Contamos com uma linha completa para Motor de Partida, desenvolvida com as especificações dos fabricantes originais, Delco Remy e Bosch. Além disso, trabalhamos com amplos laboratórios e capacidade para atender grandes frotas, em prazo competitivo!

Precisa de eficiência e economia para transporte de carga? Remanufatura para motores diesel garante uma economia de 40% em relação ao componente original.

Economia com Prazo Ágil

Solicite um orçamento com a Turbo Brasil e garanta o melhor serviço no prazo que você precisa!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email