Reparo de Turbina: o que considerar na hora da manutenção preventiva

Você sabe qual a importância da manutenção preventiva para um bom funcionamento de um turbocompressor?  De maneira direta, a importância é total, pois esse tipo de manutenção é a forma mais inteligente e eficiente para manter esse equipamento em pleno funcionamento e com alta qualidade.

Porém, mesmo apresentando resultados satisfatórios, esse tipo de gestão de manutenção ainda não é preterido por muitas empresas, que utilizam  modelos menos eficazes ou mesmo não aplicam nenhum modelo e se arriscam com quebras repentinas, gastos emergenciais e intervenção do equipamento, 

Para te ajudar a ser sempre efetivo no reparo de turbocompressores, neste artigo falaremos sobre como uma gestão efetiva aliada a manutenções preventivas podem evitar uma série de problemas 

Por que considerar a manutenção preventiva para a sua turbina?

Basicamente, a avaliação da turbina deve ser realizada regularmente para evitar danos e gastos futuros fora do orçamento. Por isso, a manutenção preventiva é a mais recomendada, sendo a mais eficiente para a redução de possíveis problemas.

Tenha sempre em mente que as turbinas operam em temperaturas muito altas, por isso para evitar mau funcionamento desse equipamento é fundamental que seja realizado o correto monitoramento do turbocompressor e do motor.

Existem alguns defeitos que podem indicar que a turbina não está passando por uma avaliação periódica correta. Um dos principais sinais é a perda de potência do motor,  e outros problemas como:

  • Aumento do consumo de combustível;
  • Vazamento de óleo lubrificante;
  • Ruídos excessivos;
  • Fumaça branca;
  • Folgas excessivas no conjunto rotativo.

Como funciona a manutenção preventiva em turbocompressores?

A manutenção preventiva acontece por meio de serviços regulares, cuja atuação é feita em intervalos pré-definidos. As intervenções são programadas, dentro desse sistema que ocorre a revisão do turbocompressor e seus componentes, onde é realizada em cinco passos com o objetivo de diminuir falhas repentinas ou paralisação do equipamento por longos períodos. 

Quais itens devem ser revisados no motor antes da instalação do turbo compressor?

Além da manutenção preventiva no turbocompressor, também é importante que essa mesma gestão preventiva seja realizada no motor antes de realizar a instalação do turbocompressor, com a finalidade de proporcionar uma longa vida útil para ambos. Confira de forma geral, como agir durante esse procedimento e quais itens devem ser avaliados:

  • Lubrificante para o motor: fique atento a isso, pois deve-se seguir as recomendações do fabricante do motor quanto ao correto  período de troca , além disso o óleo lubrificante deve atender as especificações do fabricante do motor.
  • Nível do óleo lubrificante: Não completar o óleo lubrificante, o mesmo deve ser substituído por completo
  • Filtro de ar : verificar o período de substituição do elemento filtro de ar, se necessário deve-se realizar a substituição deste componente;

No entanto, vale ressaltar que, ainda que muitas dessas ações possam ser feitas por você, é recomendável  que a manutenção preventiva seja realizada ou acompanhada por um profissional capacitado da área.

Qual o papel de uma empresa de reparo de componentes neste contexto?

Com todos os cuidados e dicas apresentadas, a tendência é que a sua estratégia de reparo de turbina seja otimizada. Porém, chegará o momento em que você precisará realizar a substituição de peças a fim de garantir o correto funcionamento das máquinas e equipamentos.

É exatamente neste ponto que uma empresa de reparo de componentes entra com um papel fundamental na estratégia de otimização.

Isso porque uma empresa especialista em reparo é capaz de pegar a sua turbina gasta e aplicar um processo de reparação, que consiste em: análise de avarias, substituição de componentes danificados, limpeza, testes práticos, testes de qualidade e devolução.

Sim, no final deste processo você tem de volta uma turbina completamente otimizada e com a usabilidade original recuperada.

A melhor parte é que a estratégia de reparo de componentes consegue ser 60% mais econômica que a compra de outra peça nova, bem como mais dinâmica. Dependendo do estado da peça, todo o processo de reparação pode ser feito em até 2 dias.

Conte com a Turbo Brasil no reparo de turbocompressores

Claro que todas essas vantagens no reparo de turbina só são possíveis quando você segue à risca uma manutenção preventiva e conta com uma empresa especialista como a Turbo Brasil no processo de reparação de componentes. Só a Turbo Brasil conta com corpo técnico de profissionais com alta performance e qualificada, investindo a cada dia em novas tecnologias para o reparo de componentes Diesel. 

Entre em contato e saiba como a Turbo Brasil pode ajudar a sua empresa hoje.

Solicitar um orçamento.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email