Remanufaturar-ou-comprar-um-novo-componente

Remanufaturar ou comprar: qual a melhor opção?

O momento em que você identifica uma falha no motor do automóvel é certamente de bastante preocupação e demanda urgência na resolução do problema. Há muitos casos em que automóveis, caminhões e máquinas são ferramentas de trabalho indispensáveis para o cotidiano e para o lucro de uma empresa.

Por isso, a busca pela solução do problema costuma ser feita de maneira bastante ágil, pois o tempo em que o veículo em questão permanece inoperante pode representar prejuízo para a empresa, mas é muito importante que a decisão sobre esse reparo seja feita de maneira informada – ou seja, é essencial entender quais as possibilidades para o conserto da falha no motor.

É aí que surge a pergunta: remanufaturar ou comprar, qual a melhor opção? Em primeiro lugar, o foco deve ser em encontrar um estabelecimento especializado em componentes para motores diesel. Algumas empresas trabalham apenas com esse nicho e têm o know-how bastante extenso para realizar um diagnóstico preciso sobre falhas nesses motores.

Depois, deve-se analisar, a partir dos cenários apresentados, a opção com melhor custo/benefício. No caso dos motores diesel, o cliente pode fazer uma decisão entre obter um novo componente para substituir aquele que está apresentando a falha ou solicitar a remanufatura do componente já existente.

A melhor solução, claro, depende da situação específica de cada motor, mas é possível apontar algumas vantagens e desvantagens de ambas opções. Neste post, vamos apresentar um panorama que pode lhe ajudar a fazer a escolha entre remanufaturar ou comprar um componente novo.

Como fazer essa decisão?

O primeiro passo que será tomado é a análise para identificar a origem daquele problema. Esse é um momento crítico, afinal um diagnóstico mal feito pode levar à realização de procedimentos errôneos, desnecessários ou mais caros.

Um bom fornecedor nesse processo deve contar com um arsenal tecnológico de qualidade e, de preferência, que atenda empresas com grandes veículos e máquinas – uma vez que isso demonstra o alto nível dos aparatos utilizados em todos os processos.

Por fim, chega-se a decisão entre remanufaturar ou comprar um novo componente. Nesse momento, é importante ter pessoas da empresa passando o máximo de informações sobre o processo do diagnóstico e qual a melhor escolha para cada caso especificamente.

Esse tipo de atenção definitivamente ajuda que a decisão seja realizada de forma bastante segura. Abaixo, apresentamos algumas vantagens e desvantagens das duas opções nesse cenário.

Remanufatura de componentes

Vantagens

  • O produto remanufaturado custa 40% a menos em relação ao novo, com a mesma durabilidade. Existem processos que são feitos na remanufatura que são os mesmos de uma fábrica. Sendo assim, o cliente paga menos e tem a mesma qualidade de um componente novo assegurada;
  • Há empresas de remanufaturas de componentes no mercado homologadas pelas próprias fabricantes, ou seja, há uma garantia que o produto remanufaturado terá vida útil similar a um produto novo, uma vez que as peças substituídas no processo de reparação são novas e originais de fábrica. As chances de se ter problemas ou dores de cabeça com os componentes é minimizada consideravelmente neste caso;
  • Quando um cliente escolher comprar um componente novo, o antigo vai para o lixo e acaba por poluir o meio ambiente. Ao decidir pela remanufatura, a vida útil daquele componente aumenta, ou seja, é uma opção mais sustentável;
  • São realizados testes de qualidade na peça remanufaturada, permitindo que ela retorne ao mercado com uma certificação de procedência e garantia de fábrica;

Desvantagens

  • O processo é mais demorado, logo, se a urgência não puder ser contornada, essa opção pode não ser a melhor.
  • Se você não selecionar um lugar de confiança, pode receber uma peça que não foi recuperada da melhor maneira possível e ter problemas de garantia ou vida útil reduzida. Até mesmo problemas de desempenho do equipamento ou problemas mecânicos.

Compra de novo componente

Vantagens

  • Você terá uma turbina, ou um conjunto de injeção a diesel, ou até mesmo um motor de partida ou alternador, feito do zero, nos mesmos moldes das entregues para as montadoras;
  • O processo é bem menos demorado, uma vez que a compra é realizada de maneira rápida se a empresa escolhida for representante de alguma marca na qual você confia;
  • A garantia, em geral de 1 ano, também é um fator positivo.

Desvantagens

  • Perde-se bastante no quesito custo/benefício. O problema, por exemplo, pode estar relacionado a uma bomba injetora que chega a custar, em média, 5.000 reais quando nova – já na remanufatura, o cliente envia o componente ou o veículo até a empresa escolhida e o componente é levado a um laboratório, onde é realizado um teste de bancada. A partir da análise, é possível avaliar quais peças específicas daquele componente necessitam ser substituídas, sem que haja a necessidade de adquirir um componente inteiro;
  • Com essa decisão, você acaba contribuindo para o acúmulo de itens poluentes ao meio ambiente, uma vez que a peça descartada vai para o lixo.

Remanufaturar ou comprar? Levando em consideração os pontos levantados, podemos notar que a remanufatura costuma ser um melhor negócio. No geral, apenas quando esse processo não é possível de ser realizado, a compra de uma nova peça se apresenta como melhor solução.

Com a remanufatura, você consegue solucionar seu problema com a segurança de ter como resultado um produto que passou por um processo rigoroso desde a desmontagem e limpeza até a inclusão de atualizações tecnológicas. No fim, o resultado é um produto de qualidade com certificação de procedência, originalidade e garantia de fábrica.

Precisa remanufaturar uma turbina ou um sistema de injeção diesel? Solicite agora seu orçamento gratuito de forma online. Se preferir, entre em contato pelos telefones (31) 3390-7800 e (31) 99914-7249 ou pelo e-mail orcamento@turbobrasil.com.br.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades da Turbo Brasil