Remanufatura-de-compressor-de-ar-como-funciona

Remanufatura de compressor de ar: como funciona

Cada vez mais usados na construção civil, perfuração, abertura de poços e obras de infraestrutura, o compressor de ar também é uma tendência nos motores a diesel de veículos e equipamentos pesados. Responsável por gerar ar comprimido para o sistema de freios e outros acessórios pneumáticos como embreagens e molas, o item também é comum nos ônibus e em ferramentas à exemplo dos rompedores, mangotes e furadeiras.

Quando o ar é sugado da atmosfera, ele passa por um filtro de ar do equipamento e é direcionado aos motores e para o compressor, onde tem a pressão elevada para a realização das atividades. E os fabricantes recomendam atenção à manutenção do equipamento, cujas falhas ocorrem principalmente nos veículos a diesel que circulam no meio urbano – isso por trabalharem por mais tempo com pressão e altas temperaturas. 

E quando os problemas surgem, os proprietários conseguem uma economia de até 40% através de um procedimento conhecido: a remanufatura de compressor de ar. Entre os sinais de necessidade de reforma no componente, estão vazamento de ar, barulho no motor e carregamento irregular do item

Já a manutenção preventiva do item, que pode evitar uma falha prematura, deve ser realizada a cada 60 mil quilômetros no transporte urbano e 100 mil quilômetros no transporte rodoviário, segundo as principais marcas.

Economia e praticidade com a remanufatura

Durante a remanufatura de compressor de ar, todo o equipamento é testado em máquinas de alta precisão. Após o processo, que segue a mesma técnica dos fabricantes, as peças internadas são analisadas e as que estiveram com defeito substituídas ou recuperadas. Com isso, o componente retorna com as mesmas características originais para desempenhar suas funções nos veículos a diesel e máquinas industriais.

E os danos que levam à necessidade de reparações são mais frequentes quando as instruções de uso recomendadas pelos fabricantes não são seguidas. Os principais problemas ocorrem devido à falta de limpeza do filtro de ar ou utilização de óleos lubrificantes contaminados com resíduos ou água. 

Por atingirem altas temperaturas para pressurizar o ar da atmosfera, o óleo se torna vital para o bom funcionamento do compressor. E ainda há outras situações que causam superaquecimento e, consequentemente, dano do material, como:

  • Ventilação insuficiente
  • Filtro de ar entupido
  • Válvulas sujas
  • Óleo muito viscoso
  • Válvulas de recalque quebradas
  • Necessidade de maior capacidade de ar
  • Carvão no pistão
  • Folga ou desgaste nos pinos que prendem as buchas e os pistões

A sobrecarga no equipamento também pode ser provocada pela obstrução do seu cabeçote ou tubulação pelo excesso de carbonização. Com o filtro de ar tampado, o óleo lubrificante do componente pode ser bombeado para equipamentos do veículo ou do maquinário pesado que dependem do compressor, como os freios pneumáticos e as válvulas do sistema, danificando essas partes.

Com isso, surge a necessidade da reforma do componente e, novamente, a remanufatura de compressor de ar é o procedimento mais indicado pela economia e praticidade, além de deixar a frota menos tempo parada para manutenção.

Cuidados evitam danos no compressor de ar

Há ainda recomendações e práticas que podem elevar o tempo de vida útil do componente juntamente com a constante manutenção preventiva. Caso sejam seguidas, a necessidade de reparos é reduzida drasticamente nas máquinas e veículos a diesel. Entre as dicas, estão:

  • Verificar se o compressor desliga quando atinge a temperatura máxima
  • Eventualmente analisar se há fissuras no equipamento, que podem ser provocadas por pressões excessivas. Caso isso ocorra, há risco de rompimento do compressor
  • Limpar o filtro do equipamento esporadicamente, evitando excesso de poeira, principalmente nos canteiros de obras e trechos urbanos
  • Analisar sempre o nível de óleo
  • Conferir se não há vazamento de óleo no equipamento
  • Em dias mais quentes, o compressor pode alcançar uma maior pressão interna e, por isso, deve ser alvo de atenção

E mesmo com os procedimentos sugeridos a falha pode acontecer, a remanufatura de compressor de ar restaura o correto funcionamento do compressor e ainda de todos outros componentes que dependem dele.

São muitos os equipamentos que facilitam as atividades industriais, a exemplo dos compressores de ar. Seja em maquinários pesados ou nos veículos a diesel, como ônibus e caminhões, o item trabalha para aumentar a pressão do ar e, durante a sua utilização, falhas podem acontecer. Esses danos podem colocar em risco todo o sistema do motor e sempre devem ser corrigidos em tempo hábil através da remanufatura do compressor de ar.

Precisa remanufatura o componente das marcas Wabco, Bendix, Knorr? Solicite seu orçamento online com a Turbo Brasil, empresa que conta com técnicos qualificados, ferramentas específicas para compressores e laboratório equipado com tecnologia de ponta.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Categorias

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades da Turbo Brasil