remanufatura de componentes Diesel

O que é a remanufatura de componentes DIESEL e quais os seus benefícios?

Uma das melhores respostas para quem pergunta “o que é remanufatura “ é explicar que se trata da estratégia mais inteligente e econômica para aproveitar ao máximo as peças importantes de um equipamento.

Uma resposta simples, mas que define bem a ideia de remanufatura, pois é exatamente isso que o processo entrega ao cliente, a  partir da remanufatura você consegue recuperar um componente importante e ainda economizar cerca de 40%. Um resultado que impacta tanto a parte financeira quanto a parte produtiva da sua empresa.

Quer entender ainda mais sobre o que é a remanufatura e tirar outras dúvidas sobre este processo? Então, continue lendo e entenda os pontos mais relevantes sobre esta estratégia a seguir.

Boa leitura!

O que é remanufatura de componentes DIESEL?

Por causa das suas inúmeras vantagens, a remanufatura é uma estratégia cada vez mais utilizada no mercado, principalmente pelas empresas líderes em seus segmentos. Porém, ainda há gestores que não adotam o processo simplesmente porque ainda não sabem o que é remanufatura. Se este é o seu caso, não se preocupe, neste tópico explicaremos corretamente o conceito.

Basicamente, componentes remanufaturados são aqueles que passam por etapas específicas para recuperar a usabilidade original, por exemplo: desmontagem, limpeza, análise criteriosa das condições,  testes avaliativos,usinagem, , recuperação, testes práticos e devolução.

Ou seja, são peças que têm seus componentes avariados substituídos e suas partes gastas reparadas, retomando assim a qualidade, confiabilidade e eficiência idênticos aos de um novo. – pois ele segue os padrões determinados pelo fabricante original.

Onde é aplicada a remanufatura de componentes DIESEL?

Um detalhe bastante relevante sobre a remanufatura é a sua grande possibilidade de implementação. O processo pode ser aplicado em diferentes áreas, diversas peças e equipamentos.

Por apresentar estágios detalhados, a remanufatura é capaz de recuperar desde pequenas peças até componentes de grande extensão. 

Confira alguns exemplos de segmentos em que a remanufatura é aplicada:

  • Transporte ferroviário – Locomotivas de carga, Locomotivas de manobra, Trem de passageiros, Máquinas de manutenção de via;
  • Mineração e Construção – Carregadeiras, Escavadeiras, Caminhões fora de estrada, Tratores, Rolos compactadores;
  • Naval e Offshore – Plataformas marítimas, Rebocadores, Equipamentos de perfuração;
  • Transporte de carga – Caminhões, Pick-ups, Veículos utilitários;
  • Transporte de passageiros –  Ônibus, Microônibus, Vans;
  • Agronegócio – Colheitadeiras, tratores e outros;
  • Energia – Grupos geradores.

Eu já sei o que é remanufatura, mas quais são os benefícios?

Um dos benefícios mais importantes da remanufatura, sem dúvida, é a economia que ela traz. Em geral, peças novas representam um alto custo para as empresas, pois a tendência é que encareçam com o tempo. A cada peça nova, o gasto tende a ser maior.

Com a remanufatura você consegue evitar esse ciclo altamente custoso. Isso porque o processo lhe entrega uma peça recuperada e com usabilidade de fábrica por uma economia de até 40% em relação a um componente novo. 

Considerando que estamos falando de itens de primeira linha, a economia passa a ser ainda mais vantajosa.

Além disso, a remanufatura ajuda na produtividade da sua empresa. Pois, muitas vezes, as peças novas não estão disponíveis no mercado e você precisa aguardar até que uma segunda remessa seja liberada. Enquanto isso, o seu equipamento fica parado e suas atividades entram em atraso, causando a temida perda financeira. 

Como a remanufatura é um processo rápido e direto, a tendência é que você tenha o seu equipamento operando  novamente em um tempo muito mais curto.

Por fim, a remanufatura é um processo sustentável. Ao invés de descartar peças e componentes indiscriminadamente no meio ambiente, você investe na recuperação e reutilização. Uma ação completamente calcada no conceito de sustentabilidade.

Sobre a Turbo Brasil

É claro que a remanufatura pode trazer todos esses benefícios para a sua empresa. No entanto, para que eles aconteçam como o esperado, é preciso realizar o processo em um fornecedor com know how e bom histórico.

É aí que entra a Turbo Brasil, empresa com 20 anos mercado e especialista em remanufatura de peças DIESEL como:

  • Compressores de ar automotivo;
  • Turbocompressores;
  • Sistemas de Injeção;
  • Motores de partida.

A empresa é destaque no mercado, sendo a principal referência em remanufatura DIESEL da América Latina, certificada pela ISO 9001/2015 e uma das maiores do mundo. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, a Turbo Brasil tem à disposição laboratórios completos com equipamentos de última geração para testes e recuperação de peças e componentes certificados e autorizados pelos próprios fabricantes, o que contribui muito para uma entrega de excelência.

A empresa conta com uma estrutura física de mais de 5000 metros quadrados de alta tecnologia, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.

No processo de remanufatura DIESEL, a empresa utiliza o conceito de Lean Manufacturing, no qual todas as ações são previamente definidas dentro de um padrão de qualidade único.

Conclusão

Para você que se perguntava “o que é a remanufatura diesel”, esperamos que este post tenha sanado todas as suas dúvidas. Todavia, um detalhe que você sempre deve ter em mente é que as vantagens dessa estratégia são maiores ou menores de acordo com o seu fornecedor. Então, vale a pena contar sempre com o mais especializado e experiente!

Não perca tempo, entre em contato e faça o orçamento da remanufatura das suas peças DIESEL com a Turbo Brasil.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email