bomba-injetora

Reforma de bomba injetora: quais os cuidados necessários?

Para veículos ou equipamentos a diesel do setor ferroviário, a bomba injetora GE Evolution é uma peça fundamental, pois é responsável pela alimentação direta do motor. Ou seja, basicamente, sem a sua participação, o motor não recebe o combustível para realizar a combustão. Diante disso, é essencial um trabalho de prevenção para garantir a vida útil do componente.

Além da manutenção preventiva e dos cuidados diários, esse ganho em tempo de uso da peça é possível através da remanufatura, processo que recupera o padrão de qualidade original da sua bomba injetora atual.  De fato, no momento da reposição, a remanufatura é a opção de melhor custo-benefício.

Para entender melhor sobre os cuidados diários com a sua bomba injetora e as vantagens da remanufatura na etapa de reposição, continue lendo e confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!

Quais cuidados são necessários com as bombas injetoras para ferrovias?

Para se manter em alta qualidade, mesmo com utilização constante, a bomba injetora demanda alguns cuidados especiais por parte do usuário. Conheça os principais abaixo.

Análise do consumo do combustível

Como explicado, o papel da bomba injetora é alimentar o motor com combustível diesel. Sendo assim, um dos principais cuidados que você deve tomar é justamente acompanhar o nível de consumo do veículo.

O diesel é naturalmente um combustível mais eficiente, se comparado ao álcool e à gasolina, mas, se a bomba apresenta mau funcionamento, a tendência é que o rendimento seja baixo. Dessa maneira, quanto menor o rendimento, maior o consumo. Por isso, é indispensável ter atenção!

Atenção ao filtro separador de água

Para garantir a pureza do combustível para o motor, no sistema injetor há um copo que separa a água do diesel. O grande problema é que se trata de uma peça pequena, que não suporta uma grande quantidade de líquido.

O seu trabalho aqui é justamente acompanhar o trabalho do copo separador. Assim, evitando que ele transborde por excesso de líquido. É importante realizar a verificação sempre antes do início das atividades. Dessa maneira, assegurando que a água não vaze e caia no sistema de injeção durante o dia.

Nível de óleo da bomba injetora

O óleo é um componente importante para diversas peças de um veículo, principalmente, para o motor e a bomba injetora. Um motor em mau funcionamento por causa da falta de óleo traz consequências negativas para a bomba injetora. Em um curto prazo, pode até mesmo queimar a peça.

Para evitar prejuízo completo, acompanhe constantemente o nível de óleo. Você consegue fazer isso de duas formas:

  • Indicação eletrônica (quando houver) ;
  • Vareta de nível de óleo.

Quais os sinais de mau funcionamento da bomba injetora?

Além desses cuidados para a proteção da bomba injetora, é recomendável ficar atento aos sinais de mau funcionamento. Essa supervisão vai lhe ajudar a tomar melhores decisões em relação à manutenção ou reposição

Pois, é de extrema importância ter atenção, caso o veículo ou equipamento apresente os seguintes sintomas frequentemente:

  • Consumo elevado do combustível, bem acima do normal;
  • Emissão em excesso de fumaça;
  • Perda de potencia do motor;
  • Ruídos estranhos.

Bomba injetora: vantagens da remanufatura

O setor ferroviário, no Brasil, é muito mais utilizado para logística de insumos do que para o transporte de passageiros. Assim sendo, grande parte dos insumos transportados são itens de grande volume, tais como:

  • Minério;
  • Carvão;
  • Grãos.

Isso significa que os equipamentos utilizados são exigidos ao máximo e quase que ininterruptamente. Com esse uso contínuo, logicamente, as peças ficam desgastadas mais rapidamente.

É exatamente nesse ponto que você pode escolher a remanufatura para a reforma da bomba injetora e aproveitar todas as vantagens.

Nesse sentido, remanufaturar consiste no processo de desmontagem, testes de qualidade, reparação ou substituição das peças danificadas. 

Ou seja, ao final dessa sequência, você tem a sua bomba injetora de volta com a potência de uma peça nova. Além da recuperação da peça após desgaste de uso, a remanufatura traz vantagens como:

  • Economia – uma peça remanufaturada pode chegar a custar 60% mais barato em relação a um item novo. 
  • Custo-benefício: você paga mais barato por uma peça com vida útil extensa;
  • Garantia de qualidade: o processo segue os padrões do fabricante original;
  • Agilidade: você tem a sua peça em ação novamente em curto prazo;
  • Sustentabilidade: ao invés de você se desfazer da peça, você a recupera.

Sobre a Turbo Brasil

Todas as vantagens citadas no tópico anterior só são possíveis quando você realiza a remanufatura com um fornecedor renomado e com expertise na área. E a Turbo Brasil é o maior nome nesse sentido.

A Turbo Brasil é a principal referência na América Latina, quando se trata de remanufatura. A empresa conta com mais de duas décadas de experiência no mercado e um plantel efetivo de técnicos especializados no processo de remanufatura.

Para recuperar bombas injetoras, a Turbo Brasil utiliza um laboratório completo e moderno, com bancadas de testes e regulagem para bombas/unidades GE Evolution e outras marcas. Todos os equipamentos do local são de última geração, com certificado de manutenção e calibragem de fábrica.

Conclusão

Não arrisque a sua produtividade  pela falta de reposição da bomba injetora GE Evolution. Potência e economia são conceitos que nenhuma empresa do setor pode abrir mão, atualmente, mas eles só são possíveis com estratégias inteligentes e efetivas. Então, analise as dicas apresentadas e estenda a vida útil das suas peças!

Acesse a Turbo Brasil e faça o orçamento de remanufatura da sua bomba injetora GE Evolution!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email