Planejamento 2021: como as peças remanufaturadas podem otimizar a qualidade dos componentes?

Mais do que nunca, as empresas não podem deixar de investir em alternativas que ajudem a tornar esse mundo melhor para as próximas gerações. Melhor ainda se algumas dessas soluções resultarem em produtos de qualidade e de menor custo, como é o caso das peças remanufaturadas. 

Apesar de não ser algo novo, o conceito de remanufatura se alinha completamente ao tão necessário e atual discurso de sustentabilidade. E o mais interessante é que não se trata de uma ideia que foge à produtividade, pelo contrário, a remanufatura consegue ser uma solução sustentável,  bastante funcional e ainda econômica.

Quer entender mais sobre peças remanufaturadas e como essa alternativa precisa ser incluída o quanto antes no seu planejamento de 2021 para trazer mais qualidade para os seus componentes e ainda vantagem para o seu negócio? Então, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

Remanufatura de componentes: o que é?

Muitas pessoas ouvem falar sobre peças remanufaturadas, mas a verdade é que nem todas sabem exatamente o que isso significa – o que abre brecha para muitas interpretações e “mitos”.

A remanufatura é a análise completa dos componentes de uma peça para a detecção de falhas. Um processo de desmontagem e avaliação realizado dentro de laboratórios certificados e seguindo os padrões de qualidade do fabricante.

Após limpeza, inspeção e testes, todos os componentes que se mostraram ineficientes são descartados e substituídos por itens novos. Assim, ficando apenas aqueles que passaram nos critérios técnicos recomendados pela fábrica. Por fim, surge uma peça remanufaturada de alto padrão e durabilidade.

Qual o impacto das peças remanufaturas na qualidade dos componentes?

Ao conhecer a operação de remanufatura você consegue entender o quanto um usuário está sendo bem assistido ao utilizar componentes que passam por esse processo.

Como explicado no tópico anterior, o procedimento segue os critérios determinados pelo desenvolvedor original. Dessa forma, é impossível que uma peça fora do padrão de qualidade do fabricante entre na remanufatura e saia para a comercialização.

Na prática, peças remanufaturadas são itens de alta eficiência que são repassados por um preço mais acessível. E a principal razão para essa economia é o fato de a empresa de remanufatura, após um rígido trabalho de inspeção, reutilizar os componentes que ainda apresentam durabilidade e alto retorno produtivo.

Quais as vantagens das peças remanufaturadas?

Até este ponto do texto já abordamos a sustentabilidade e a alta qualidade como pontos positivos das peças remanufaturadas. Porém, as vantagens vão além. Confira.

Ótimo custo-benefício

O processo de remanufatura possibilita que os componentes em boas condições de uma peça sejam reaproveitados. Assim, o sistema completo volta a ser utilizado sem necessitar de grandes gastos.

Por causa desse diferencial, as peças remanufaturadas são comercializadas com preços menores em relação às opções convencionais. Isso representa um ótimo custo-benefício para o consumidor.

Confiabilidade

Na remanufatura, as peças são analisadas detalhadamente para a identificação de falhas ou quaisquer outros fatores que fujam à normalidade. Por fim, são apenas aprovadas aquelas que passam pelo crivo técnico.

Isso significa que peças remanufaturadas apresentam maior confiabilidade do que outros itens vendidos no mercado. Pois, são produtos que passaram pela inspeção de qualidade duas vezes. Ou seja, a primeira na fabricação original e a segunda durante a remanufatura. A confiança aqui é muito maior.

Sustentabilidade das peças remanufaturadas

Muitos itens ou sistemas que podem ser remanufaturados são de difícil decomposição natural, por exemplo, turbina diesel, unidade injetora, alternador, entre outros. Se descartados por completos, eles podem passar anos poluindo o meio ambiente e agravando ainda mais a situação do nosso planeta.

Mas, a remanufatura permite que muitos desses componentes sejam reutilizados por um período maior. Dessa forma, garantido a utilidade deles no dia a dia e diminuindo o impacto ambiental.

Por que incluir peças remanufaturadas no seu planejamento de 2021?

Você já entendeu os benefícios das peças remanufaturadas e, embora todos sejam interessantes, há dois que se completam e são extremamente importantes nos dias atuais: custo- benefício. Ou seja, peças remanufaturadas podem representar 40% do valor de um componente novo. E o melhor: com a mesma qualidade!

Basicamente, o processo de remanufatura é o único que possibilita que a sua empresa envie uma peça para o conserto e a receba de volta em alta performance e com baixo-custo. Você garante que as suas atividades continuem sendo executadas com qualidade e ao mesmo tempo em que diminui os gastos com manutenção e até aquisição de novos itens. 

Assim, ao comprar e descartar um número menor de produtos, você também traz mais sustentabilidade para a empresa.

Conclusão

É claro que todas as vantagens citadas até aqui só são possíveis quando você realiza a remanufatura com um fornecedor confiável, como, por exemplo, a Turbo Brasil.

A empresa referência em remanufaturamento e com mais de 20 anos no mercado, apresenta expertise no assunto e desenvolve um trabalho baseado no padrão de qualidade das fábricas. Além de uma política rigorosa, a Turbo Brasil conta com um plantel de profissionais altamente capacitados e em constante formação.

A marca foi avaliada como uma das Melhores Empresas em Gestão no Brasil pela Fundação Nacional de Qualidade. Além disso, conta com clientes como: Anglo American; Usiminas, Arcelor Mittal, John Deere, Vale, entre outros.

Enfim, a utilização de peças remanufaturadas é o tipo de estratégia que só traz benefícios para a empresa. Além de garantir itens de qualidade a um baixo custo, ela possibilita que o seu negócio se adéque a pautas extremamente necessárias e atuais como a sustentabilidade.

Se você gostou conteúdo de hoje sobre as vantagens de processo de remanufatura para a otimização dos seus componentes, vai gostar deste também como dicas sobre como escolher entre turbina remanufaturada e nova! 

E não deixe de fazer  um orçamento sem compromisso com a Turbo Brasil e saiba como podemos ajudar a sua empresa hoje mesmo. Atendemos todo o Brasil.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email