Pecas-Remanufaturadas

Peças Remanufaturadas x Recondicionadas: você sabe a diferença?

A cada nova necessidade dos clientes o mercado se adapta e cria alternativas para atender o seu público em plenitude. Com isso, são desenvolvidas técnicas especializadas como as peças remanufaturadas e as peças recondicionadas.

Porém, muitos usuários ainda desconhecem ou não entendem o conceito dessas técnicas, assim, no momento de reposição, acabam escolhendo a opção errada ou mesmo investindo alto em um novo.

Pensando nisso, criamos este artigo para explicar os conceitos, as diferenças e as vantagens das peças remanufaturadas e das peças recondicionadas. Continue com a gente e saiba qual é a melhor opção na sua próxima reposição de peça.

Boa leitura!

O que são peças remanufaturadas?

Peças remanufaturadas são itens que passam pelo processo de análise, testes avaliativos e práticos e recuperação da usabilidade original.

Basicamente, ao enviar a sua peça para a remanufatura você está garantindo que todo componente avariado  dela seja substituído e toda parte recuperável passe por testes de qualidade antes de ser devolvido e recolocado no uso diário.

O mais interessante da remanufatura é que se você realiza o processo com um fornecedor especialista, como, por exemplo, a Turbo Brasil, a sua peça passa pelas mesmas avaliações de qualidade do fabricante original. Ou seja, na devolução, você terá uma peça avaliada e classificada como apta em dois processos de qualidade.

O que são peças recondicionadas?

As peças recondicionadas também são conhecidas no mercado como “peças reformadas”, um nome que ajuda a explicar bem o conceito dessa técnica.

O processo de recondicionamento consiste no reparo e nos ajustes dos itens defeituosos, a fim de tornar a peça principal utilizável novamente. Aqui não há uma sequência de análise ou avaliações, apenas uma detecção dos defeitos e consertos pontuais.

Mas então, quais são as diferenças entre as peças remanufaturadas e as peças recondicionadas?

Como você pôde perceber, ainda que algumas pessoas acreditem se tratar do mesmo procedimento, as peças remanufaturadas seguem um conceito completamente diferente das recondicionadas. Há inúmeras diferenças entre as duas.

Para entender melhor, vamos ver alguns pontos em detalhes.

Etapas do processo

A diferença entre as duas técnicas fica claro já na sequência de etapas. Como vimos, os estágios da remanufatura são muito mais detalhados e visam um estudo completo das condições da peça, além de seguirem o padrão de qualidade do fabricante.

Já no recondicionamento essa mesma ideia não é seguida. As etapas são mais simples e diretas, visando reparos imediatos da peça. Não há uma preocupação conceitual em seguir o padrão do fabricante original, mas sim de devolver o produto para o uso diário.

Vida útil da peça

Por seguir um padrão de qualidade mais elevado, as peças remanufaturadas têm uma vida útil muito maior. Além disso, serviços de remanufaturamento tendem a oferecer garantia, o que otimiza ainda mais o investimento.

O mesmo não se aplica às peças recondicionadas. Elas são trabalhadas em um processo inferior, por isso a usabilidade após o recondicionamento tende a ser um período muito mais curto.

Custo-benefício

Independentemente da técnica escolhida, o seu objetivo final é contar com uma peça recuperada e gastando menos do que em um componente novo. Nesse sentido, a remanufatura se mostra uma alternativa de melhor custo-benefício.

Considerando a maior qualidade no processo e o tempo de vida útil, as peças remanufaturadas sempre trarão melhor retorno de investimento.

Então, qual é a melhor opção?

Analisando tudo o que já descrito até aqui, não há meio-termo: entre a remanufatura e o recondicionamento, a primeira sempre será a melhor opção.

Ainda que você conte com baixo poderio financeiro no momento e acredite que o recondicionamento é a alternativa possível, o retorno em vida útil da peça será muito baixo. Ou seja, você terá que gastar novamente em pouco tempo.

Em resumo, a remanufatura é a opção mais eficaz e econômica no momento da reposição da sua peça. Sejam bicos injetores, sistemas de injeção ou unidades eletrônicas, turbinas, na remanufatura o processo de qualidade é sempre o mesmo.

Porém, é sempre importante reforçar que as vantagens da remanufatura só são possíveis quando você escolhe um fornecedor com expertise como a Turbo Brasil, maior referência em remanufatura da América Latina.

A Turbo Brasil segue as diretrizes mais exigentes nos processos de remanufatura e conta com tecnologia de última geração, bem como, uma equipe preparada com o mais alto conhecimento em remanufaturamento.

Acesse o site da Turbo Brasil e veja na prática o benefício de uma remanufatura em excelência.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email