Motor Diesel perdendo força na subida? Veja o que fazer!

A Pesquisa Anual de Serviços (PAS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostrou que em 2020 o setor de transporte foi responsável por 30% do faturamento total dos serviços não financeiros aqui no Brasil – que teve o total R$ 1,6 trilhões. Números impressionantes que só comprovam a essencialidade do segmento de transporte e do uso de motor diesel na estrada. Em simultâneo, a verdade é que a economia nacional é altamente dependente do modal rodoviário, e o setor de transporte necessita de veículos com motor diesel em bom estado de funcionamento para atender a alta demanda. Por isso, é importantíssimo ter atenção aos problemas do seu veículo. Por exemplo, um motor diesel perdendo força na subida é um grande indício de falha, o que pode resultar em futuros prejuízos.

Para evitar que você seja pego de surpresa e continue aproveitando a boa fase do nicho de transportes no Brasil, a seguir, mostraremos como evitar alguns problemas com seu caminhão diesel.

Por que um motor diesel perde força?

Quando um motor de caminhão diesel começa a perder força em subida em ladeiras, você deve sempre ficar atento. É uma situação que pode indicar uma variedade de problemas mecânicos no veículo, como mangueiras defeituosas, filtros de ar sujos ou entupidos, problemas de entrada e saída de ar, unidades injetoras e bicos desregulados ou gastos, turbocompressor fadigado entre outros.

O bom desempenho do equipamento depende do correto funcionamento de cada sistema. Quando algum componente não atende aos mesmos padrões de qualidade dos demais, o resultado tende a ser caótico.

Não deixe o óleo diesel parado no tanque por longos períodos!

Caso o veículo fique parado por até três meses, retire todo o combustível do tanque, pois o mesmo gera colônia de bactérias, podendo contaminar todo o sistema de injeção na hora de funcionamento.

Como evitar a perda de força do motor diesel do caminhão?

Verifique o nível da circulação de ar

O nível correto de mistura de ar e combustível é essencial para o funcionamento normal do motor. Quando essa proporção de ar não atinge o combustível, o motor não pode queimar corretamente e não oferece a potência correta, fazendo com que o veículo perca a potência.

O seu trabalho é garantir que a circulação de ar esteja correta, verificando se não há obstruções como sujeira acumulada, entre outros.

Atente-se ao sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é o responsável por manter a temperatura do motor diesel do caminhão em estado ideal. Um mal funcionamento  pode provocar superaquecimento e comprometer a integridade da principal peça do seu veículo.

Nesse sentido, é válido estar atento há alguns detalhes ligados ao sistema, como:

  • Nível do líquido para arrefecimento;
  • Período para a troca de óleo:
  • Condições do filtro de óleo.

Avalie as condições de anéis de pistão

Quando os anéis de pistão estão desgastados pode ocorrer o vazamento de óleo para a câmara de combustão, isso faz com que a queima de combustível seja afetada. Dessa forma a compressão do ar fica comprometida, causando ainda mais o desgaste de peças como do próprio pistão e das válvulas.

O caminho aqui é manter o acompanhamento das condições dos pistões de forma regular, evitando assim surpresas desagradáveis.

Motor Diesel perdendo força na subida: a importância da manutenção

Todos os cuidados citados no tópico anterior se encaixam no modus operandi da manutenção preventiva, uma estratégia de acompanhamento que permite uma avaliação contínua das peças e intervenções nos momentos certos.

Na manutenção preventiva é definido um calendário de análise e intervenção de acordo com as instruções do próprio fabricante ou do seu mecânico de confiança, evitando assim quebras inesperadas ou compras emergenciais.

Além de maior segurança, a manutenção preventiva traz vantagens como:

  • Mais tranquilidade para o motorista na hora de viajar;
  • Extensão de vida útil do próprio caminhão;
  • Diminuição do risco de acidentes;
  • Redução de tempo das viagens;
  • Dirigibilidade mais suave;
  • Redução de gastos.

Qual o papel da reparação de componentes?

Como vimos na introdução, o funcionamento correto do motor diesel  do seu caminhão é imprescindível. Por isso, as  dicas de manutenção ajudarão a assegurar o  bom desempenho, mas o uso contínuo demandará a troca de peça em algum momento. Nessa hora, a reparação de componentes terá um papel importante tanto em termos de produtividade quanto de economia.

Ao optar pela reparação de componentes no momento da troca você evita que o caminhão fique parado por um longo período.

Além disso, o custo da reparação gera em média uma economia de até 60% em relação a aquisição de um novo componente. Ou seja, você garante um menor custo, um menor prazo assegurando assim, sua produtividade .

Garanta o máximo desempenho do motor diesel do seu caminhão!

Enfim, não arrisque sua operação nas estradas: faça a manutenção correta e garanta o máximo desempenho do motor diesel. E, na hora da reparação, conte com a Turbo Brasil!

A Turbo Brasil conta com os melhores profissionais do mercado, que são altamente preparados e com equipamentos de última geração para reparar seus componentes de motor diesel. Com sede própria de 5 mil metros quadrados, estamos localizados em Contagem/MG. Somos a maior empresa de reparação de componentes Diesel da América Latina. 

A Turbo Brasil é a solução que movimenta o seu negócio!

Acesse e solicite um orçamento hoje mesmo.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email