turbinas Garrett

Manutenção preventiva de turbinas Garrett: 3 coisas importantes a considerar

As turbinas Garrett são peças utilizadas para aumentar a potência dos motores dos veículos. Um diferencial extremamente importante para áreas de alta exigência, como é o caso da mineração. Pois, os veículos pesados precisam ser mais potentes para conseguir suportar o  transporte de grandes cargas.

Porém, para ampliar a força do motor, as turbinas Garrett também são exigidas ao máximo. Isso significa que são utilizadas de forma constante, o que acaba trazendo maior desgaste para as peças. Consequentemente, agravando o desgaste, quando você não segue boas práticas ou não realiza a manutenção preventiva corretamente.

Mas isso tem solução. A seguir, mostraremos o que você deve considerar para uma boa manutenção das turbinas Garrett e como a remanufatura pode ser um processo altamente vantajoso no momento da reposição. Confira!

Boa leitura!

Quais são as causas do desgaste das turbinas Garrett?

Como explicado, no setor de Mineração, em razão do material volumoso e pesado, os veículos são extremamente exigidos. Por consequência, as turbinas também são altamente demandadas.

É claro que essa intensidade traz impactos para as peças. E isso é justamente o principal fator para o desgaste das turbinas Garrett. Quanto mais os veículos são utilizados, mais rápido as turbinas tendem a se desgastar. Ou seja, o que, logicamente, é um processo natural.

Mas, esse não é o único motivo para que as turbinas apresentem problemas antes de passar por uma manutenção. Veja abaixo quais são: 

Falta de óleo

O óleo é o principal lubrificante da turbina e, quando em falta, a tendência é um aumento de temperatura. Além disso, o acúmulo de partículas que podem resultar na separação ou mesmo na quebra do eixo principal.

Contaminação do óleo

Ao mesmo tempo em que o óleo é o principal lubrificante da turbina, ele também pode trazer problemas, caso esteja contaminado com outras substâncias. Essa contaminação pode se dar por diversos fatores, por exemplo:

  • Utilização de colas nas vedações de entrada e saída de óleo;
  • Mal funcionamento nos sistemas de lubrificação;
  • Uso de óleo com especificação não adequada a série do Motor.
  • Não obedecer ao tempo correto de substituição do óleo lubrificante conforme especificações do motor, isso leva o óleo a ficar mais grosso ou perder a sua viscosidade.

Quais são os sinais que podem apontar defeitos na sua turbina?

As causas apontadas no tópico anterior podem acelerar o surgimento de defeitos na sua turbina Garrett. Porém, dificilmente os problemas surgem de vez. Assim, antes de uma paralisação total da peça, alguns sinais tendem surgir, entre eles;

  • Motor com baixa potência;
  • Excesso de emissão de fumaça;
  • Aumento do consumo de óleo lubrificante;
  • Vazamento de óleo lubrificante;
  • Barulho anormal;

Como funciona a manutenção de turbinas?

A maior parte dos contratempos pode ser evitada com uma manutenção preventiva periódica. A manutenção funciona através de serviços periódicos e programados no motor, seguindo orientação de profissionais especializados ou informações fornecidas pelo próprio fabricante do componente. 

O que considerar na manutenção de turbinas Garrett?

A manutenção preventiva é uma das maneiras mais eficientes de estender a vida útil da sua turbina Garrett. Porém, essa estratégia pode não surtir o efeito esperado, se você não checar alguns fatores primordiais durante a revisão.

Confira 3 pontos essenciais para o correto funcionamento da sua turbina Garrett.

1.Troca de óleo

Esse é o básico, por esse motivo deve ser o primeiro a ser considerado. É preciso verificar o período que o último óleo foi adicionado e, se necessário, realizar a troca.

2. Análise de impurezas na filtragem de ar

É importante fazer verificações periódicas quanto à impurezas na filtragem de ar. Dependendo do ambiente de trabalho do seu veículo ou equipamento, o mesmo pode estar mais suscetível a impelir sujeiras, como é o caso do ambiente de trabalho nas minerações. 

Portanto é imprescindível;

  • Examinar o filtro de ar, mesmo que esteja longe do período de troca;
  • Verificar as mangueiras da filtragem de ar quanto ao ressecamento ou trincas, que podem facilitar o acesso de sujeira para a Turbina;
  • Examinar as abraçadeiras das mangueiras para certificar que não estão frouxas ou danificadas; lembrando que esses procedimentos precisam ser feitos por um profissional qualificado

3. A  forma correta de Ligar e desligar o motor

  • Nem todos sabem, mas é necessário esperar cerca 30 a 50 segundos com o motor em marcha lenta para então acelerar. Como os turbocompressores desenvolvem altas temperaturas, esse tempo ė necessário para que o óleo chegue completamente ao turbo, mantendo a estabilização da pressão. Caso o caminhão ganhe velocidade imediatamente após a partida, o equipamento vai operar com pouco óleo e causar superaquecimento. 
  • Ė recomendável esse o mesmo procedimento també, ao desligar o motor evitando assim o conhecido entre os mecânicos e motoristas como parada à quente. 

Por que remanufaturar turbinas Garrett?

A manutenção, de fato, vai melhorar a performance das suas turbinas Garrett e até estender a vida útil. Mas, com o uso intenso demandado no setor de Mineração, uma hora o desgaste resultará em uma necessária reposição.

É nesse momento que a remanufatura entra como a opção mais vantajosa para você. O processo é perfeito para quem busca qualidade, rendimento e economia no tratamento das turbinas Garrett.

Com a remanufatura a sua turbina passa por etapas de limpeza, análise, substituição ou recuperação de peças com desgaste, teste e regulagem em bancada. Ao final, você terá uma peça com as mesmas características de uma nova, mas sem gastar o valor de uma turbina nova.

Outra grande vantagem da remanufatura é que todo o processo segue o padrão do fabricante, o que proporciona garantia dupla de qualidade e um ótimo custo-benefício.

Conclusão

As turbinas Garrett são a solução para a sua produtividade no exigente setor da mineração. E com uma manutenção preventiva bem feita e a remanufatura, no momento da reposição, você conseguirá aliar efetividade com economia. 

Precisando de revisar sua Turbina Garrett,  conte com a Turbo Brasil.

Nós temos uma solução pra você! 

Entre em contato, faça um orçamento e saiba como a Turbo Brasil pode ajudar a sua empresa hoje.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email