Manutenção de tratores

Manutenção de tratores agrícolas Diesel: 3 dicas indispensáveis

A manutenção de tratores agrícolas com componentes diesel é algo essencial para qualquer gestor. Afinal, estamos falando de equipamentos de alto valor e primordiais para a produção de um setor de alta produção.

Sem uma correta manutenção, você corre o risco de ter toda a cadeia produtiva comprometida. O que não é nada interessante para um setor que teve um crescimento de 9% no PIB somente no ano de 2020 – em plena crise.

Mas, afinal, quais são essas dicas? É o que veremos a seguir. Boa leitura!

Como funciona a manutenção de tratores agrícolas diesel?

A manutenção de tratores agrícolas segue o mesmo modus operandi de outros equipamentos com componentes diesel. Você define previamente um modelo de acompanhamento e análise e o aplica categoricamente a fim de evitar surpresas ou compras emergências de peças de alto valor.

Confira os tipos de manutenção de tratores agrícolas diesel:

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é o tipo mais utilizado de acompanhamento de peças. Nela, como o próprio nome aponta, há uma análise prévia dos componentes diesel do seu trator seguindo uma agenda pré-definida.

Em geral, os períodos para avaliação na manutenção preventiva são definidos seguindo as recomendações dos próprios fabricantes das peças ou de acordo com as instruções de um profissional capacitado.

Manutenção corretiva

Diferentemente do modelo anterior, a manutenção corretiva trabalha dentro de um conceito reativo. Ou seja, você só realiza a intervenção quando os componentes diesel do trator agrícola apresentam falhas consistentes.

A ideia aqui não é esperar “quebrar para agir”, mas sim atuar quando há sinais de defeito. No entanto, é importante reforçar que essa escolha traz um maior risco de paralisação das atividades e maiores gastos emergenciais.

3 dicas de componentes que precisam serem acompanhados para uma manutenção efetiva

Agora que você conhece os tipos de manutenção, confira 3 dicas de sistemas e peças que devem ser acompanhados.

1. Sistema de combustível

Componentes diesel são fabricados para trabalhar em alta potência, por isso você deve sempre garantir condições ideais  para tirar o melhor dessas peças.

O sistema de combustível, por exemplo, deve ser mantido sempre com tanque abastecido. Isso porque o espaço vazio propicia a condensação de vapor dentro do tanque, aumentando as chances de corrosão.

Então, no final de cada jornada do trator, faça logo o reabastecimento para o dia seguinte.

2. Filtro de ar

Outra peça essencial para o bom funcionamento do seu trator é o filtro de ar, ou o purificador de ar que fica dentro do motor da máquina. Graças a ele, poeiras e outras impurezas não passam e não ficam acumuladas no “coração” do seu equipamento.

Para entregar um resultado esperado, o filtro de ar deve ser substituído regularmente, seguindo as recomendações do fabricante ou do mecânico da sua empresa.

3. Nível de óleo

Ainda em relação aos cuidados com o motor diesel, o óleo precisa estar sempre no nível recomendado para fazer a lubrificação. A boa notícia é que você pode verificar o nível de óleo com facilidade, veja o passo a passo:

  • Estacione o trator agrícola em uma área plana;
  • desligue o motor e espere 10 minutos antes da análise;
  • utilize a vareta que indica os níveis de óleo;
  • insira a vareta no cárter do motor;
  • verifique se o óleo ficou entre as marcações de nível máximo e mínimo.

Caso a marcação tenha ficado entre os dois extremos, significa que a situação está dentro do esperado. Se o nível estiver na parte mínima, faça a reposição do óleo de maneira imediata.

[FORMULÁRIO INCORPORADO DE SOLICITAR ORÇAMENTO]

Qual o papel do reparo de componentes diesel nesse contexto?

Ainda que as manutenções e o acompanhamento de peças e sistemas cumpram bem o papel de estender a vida útil dos componentes diesel e de evitar surpresas indesejáveis para a sua empresa, não há como negar que chegará o momento da reposição de peças.

Afinal, estamos falando de equipamentos de alta potência e de uso constante. O desgaste de peças acaba sendo algo intrínseco à rotina de trabalho.

Porém, mesmo no momento de reposição, há como você manter uma economia e garantir agilidade no processo. Isso é possível através do reparo de componentes diesel.

O reparo de componentes é um processo em que as peças são levadas para uma empresa fornecedora do serviço e lá passam por testes de condições, limpeza, descarte dos componentes inutilizáveis, avaliações de usabilidade e precisão.

<<<Leia também: O que considerar na escolha de uma empresa de remanufatura de componentes de motor Diesel?

No final do processo, você tem o seu componente totalmente recuperado e com a mesma qualidade de fábrica. A estratégia propicia vantagens como:

  • Padronização dos processos de reforma de componentes – garantia e qualidade;
  • Economia de até 60% sobre o componente novo;
  • Menor descarte e mais sustentabilidade;
  • Extensão da vida útil.

A importância de um modelo correto de manutenção e reparação de componentes diesel

Enfim, há como manter a alta produtividade dos seus tratores agrícolas com componentes diesel de maneira real. Implementando um modelo correto de manutenção e utilizando a reparação de peças no momento da reposição, você garante economia e dinamismo para o seu negócio.

Acesse e solicite um orçamento com a Turbo Brasil, a maior referência de reparação de componentes diesel da América Latina

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email