manutencao tratores agricolas

Manutenção de máquinas agrícolas: 3 razões mais comuns para quebra

Tão importante quanto a habilidade para manusear grandes equipamentos é a criação de um planejamento seguro para análise de peças. Em outras palavras, a manutenção de máquinas agrícolas é um fator essencial para que a sua empresa se mantenha em constante produtividade.

Assim, por mais que a ideia de parar a produção por breve período para avaliar as condições de peças e componentes seja difícil, a verdade é que sem uma correta manutenção as suas máquinas certamente apresentarão falhas e você terá que paralisar. Dessa vez, por tempo indeterminado a sua rotina de trabalho.

Para reforçar a relevância da manutenção de máquinas agrícolas, preparamos este post com os principais pontos sobre o tema. Continue lendo e confira.

Boa leitura!

Qual a importância da manutenção de máquinas agrícolas?

A partir do momento em que os equipamentos pesados são os principais responsáveis pela produtividade da sua empresa, a manutenção não é mais opção. Sem esse trabalho de gerenciamento você corre um alto risco de ter a rotina de trabalho bruscamente interrompida.

Por essa razão, não há como ser negligente em relação à manutenção de máquinas agrícolas: você precisa assegurar um contingente de equipamentos completos e em plenas condições de uso para os seus profissionais.

Quais problemas que podem ocorrer com a falta de manutenção?

Para quem acha que a falta de manutenção de máquinas agrícolas resulta apenas em paralisação de rotina, saiba que os prejuízos podem ir muito além. Confira.

Riscos aos operadores

Inicialmente, o primeiro problema que você pode enfrentar ao ser negligente com a manutenção dos equipamentos é o risco à segurança dos operadores. Isto é, certamente o mais preocupantes dos prejuízos.

Por não acompanhar as condições das peças, você assume o risco de alguma máquina quebrar, sofrer panes elétricas ou outras situações que ameacem a integridade física dos funcionários durante o manuseio.

Redução de vida útil das máquinas

Uma grande máquina agrícola nada mais é que um conjunto de peças que se completam e realizam funções pré-determinadas. Mas, para que o equipamento funcione como o esperado todos os componentes devem estar nas mesmas condições.

Consequentemente, sem um planejamento de manutenção você não tem como se certificar sobre essas condições. Dessa forma, acarretando em um desequilíbrio no funcionamento e na redução de vida útil da máquina.

Aumento de custos

Se as peças quebram de maneira inesperada e você não pode deixar a produção parada por muito tempo, a única solução é investir em componentes caros e emergenciais.

Logicamente, esse tipo de atitude acarretará em maiores gastos para a sua empresa, muitas vezes obrigando você a gastar com peças fora do orçamento previsto.

Quais são as razões mais comuns para os defeitos?

A não ser que você seja “premiado”, máquinas agrícolas não costumam quebrar com facilidade. Falhas constantes começam a acontecer quando há uma série de erros por parte do usuário.

Confira as razões mais comuns para a quebra dos equipamentos.

1.Ignorar as instruções do fabricante

De fato, por mais que você leia e pesquise sobre a sua máquina, ninguém entende mais as características dela do que o próprio fabricante. E ignorar o conhecimento da fábrica é um dos principais motivos para falhas precoces em um equipamento.

Não faça isso. Siga todas as instruções apresentadas no manual do usuário e, se necessário, entre em contato com o fabricante sempre que houver dúvidas difíceis de serem respondidas.

2.Permitir que pessoas não treinadas operem os equipamentos

Falando em falta de conhecimento, não há risco maior para um equipamento pesado do que o manuseio feito por alguém despreparado. Jamais deixe que isso aconteça na sua empresa!

Assim, certifique-se que todos os condutores estejam aptos para a função, bem como, atualizados em relação às normas de segurança.

3.Utilizar peças não originais

Como explicado, as máquinas agrícolas necessitam de todas as suas peças em plenas condições para funcionar em excelência. No entanto, acreditando que uma suposta economia, alguns usuários implementam componentes falsos quando precisam fazer reposição.

Além de não trazer economia, esse tipo de atitude compromete o funcionamento dos equipamentos e ainda traz riscos para os funcionários no dia a dia.

Por que usar peças remanufaturadas em máquinas agrícolas?

Evitando esses erros e seguindo um planejamento de manutenção de máquinas agrícolas você conseguirá estender a vida útil dos equipamentos por um longo período. Ou seja, a melhor parte é que com a remanufatura ainda é possível aperfeiçoar ainda mais esse cenário.

É fato que chegará o momento de você repor algumas peças das máquinas. E quando essa época chegar, opte pela remanufatura. O processo que devolve a usabilidade original dos componentes sem demandar o alto custo de peças novas.

Na remanufatura as suas peças são analisadas, avaliadas dentro do padrão do fabricante e preparadas para serem utilizadas como novas. É uma opção de ótimo custo-benefício e com garantia de qualidade.

Mas é claro que esse cenário vantajoso só é possível quando você realiza a remanufatura junto a uma empresa especialista como a Turbo Brasil, maior referência em remanufaturamento da América Latina.

Conclusão

A manutenção de máquinas agrícolas e a sua produtividade diária devem andar lado a lado. Quando você tem a certeza sobre as condições dos componentes, principalmente, das peças Caterpillar há maior segurança para os colaboradores e menores gastos com componentes emergenciais. Além disso, opte pela remanufatura na hora da reposição, garantindo a qualidade da peça sem precisar estourar o seu orçamento. Q

Quer saber quanto custa a remanufatura das suas máquinas agrícolas? Entre em contato com a Turbo Brasil.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email