maquina_agricolas

6 elementos indispensáveis para a manutenção eficiente de tratores agrícolas

Embora a manutenção de tratores agrícolas seja essencial para o correto funcionamento dessas máquinas, a verdade é que muitos usuários só focam nessa parte quando elas deixam de funcionar. Isso é um grande erro, pois planejar a manutenção pode diminuir o custo e ainda evitar que o seu fluxo produtivo seja interrompido drasticamente.

Com a manutenção sendo executada dentro de um cronograma você praticamente zera as chances de ser surpreendido. E, sem surpresas, você não gasta com peças emergenciais e ainda pode escolher a melhor estratégia na hora da reposição – por exemplo, uma remanufatura.

Mas, para aplicar a manutenção de tratores de forma correta é preciso contar com todos os elementos fundamentais. Você sabe quais são? Se não sabe, não precisa se preocupar, pois são justamente esses itens que abordaremos neste artigo. Continue lendo e confira.

Boa leitura!

O que é necessário para a manutenção de tratores agrícolas?

A manutenção de tratores agrícolas pode ser feita a partir do modelo corretivo, preventivo e preditivo. O corretivo é o menos recomendado, pois aqui você espera o defeito acontecer para fazer uma intervenção.

Para máquinas pesadas e de alto desempenho, o ideal é que a manutenção siga os modelos preventivo ou preditivo.

Mas, independentemente do tipo de estratégia estabelecida, é importante contar com alguns elementos para que a manutenção de tratores seja eficiente. Conheça 6 itens.

1.Equipe treinada e preparada

Em muitas empresas a manutenção de tratores é vista como a solução definitiva. Os responsáveis devem resolver o problema de maneira imediata.

Embora seja um pensamento meio equivocado, é fato que você precisa de uma equipe bem treinada para intervir em qualquer situação, dando tranquilidade aos demais. Além disso, um pessoal preparado consegue criar e seguir um cronograma de intervenções com muita mais facilidade.

2. Ferramenta para testes e medição

Por mais bem preparado que esteja, nenhum técnico é capaz de fazer mágica com as mãos. Por isso, ferramentas de medição e testes devem sempre fazer parte do acervo da sua empresa. Ou seja, a fim de possibilitar uma adequada manutenção de tratores.

3, Manual dos equipamentos

Para definir o melhor modelo de manutenção de tratores e quais ferramentas são necessárias em cada situação, a sua equipe precisa contar com informações prévias e privilegiadas. E elas podem ser encontradas no manual dos equipamentos.

Detalhes sobre o motor, juntas, correias, sistema elétrico, entre outros: o manual é o melhor lugar para entender sobre esses itens.

4. Registro de defeitos, de data dos reparos e de perdas

Uma manutenção dificilmente consegue cumprir o seu objetivo quando não há registros sobre as atividades realizadas. Esse controle é vital, por exemplo, para definir o período das próximas intervenções. Por isso, não deixe de registrar informações como:

  • data do reparo;
  • defeitos;
  • perdas.

5. Estoque bem estruturado

Além das ferramentas de medição, a manutenção de tratores sempre demandará peças pequenas e básicas, como parafusos, porcas etc. O seu estoque de reposição precisa estar preparado para qualquer cenário, evitando danos maiores para os equipamentos.

6.Contratos com bons fornecedores

Tanto para uma manutenção terceirizada quanto para a reposição de peças, você precisa firmar boas parcerias. Feche contratos com empresas que tenham know how no setor e apresentem um bom histórico com outros clientes.

Qual a hora ideal para realizar a manutenção dos tratores agrícolas? 

Conhecendo todos os elementos essenciais para a manutenção, pode surgir a dúvida sobre qual o momento ideal para as intervenções.

Bem, não há uma resposta pronta para esse tipo de dúvida. Ou seja, os prazos podem variar. Isto é, de acordo com cada equipamento e com o tipo de manutenção que foi feita anteriormente.

Assim, para correr menor risco, o indicado é buscar informações no famoso manual e entender todos diferentes detalhes sobre o seu trator agrícola.

Outro ponto que pode lhe ajudar é a criação do já mencionado cronograma. Assim, mesmo que você não tenha tantas informações do manual, pode definir as datas de acordo com o seu controle inicial.

Por que remanufaturar minhas máquinas agrícolas?

A correta manutenção de tratores ajudará você a não ser surpreendido com quebras repentinas. Porém, em algum momento, será preciso fazer a reposição das peças. Quando isso for necessário, opte pela remanufatura.

Remanufaturar peças de máquinas agrícolas é uma alternativa muito mais prática e econômica para manter os equipamentos em alta produtividade. Além de recuperar a eficiência dos tratores da sua empresa, o processo traz de volta a qualidade original dos componentes, gerando um ótimo custo-benefício para o seu negócio.

No entanto, é sempre importante frisar que esses benefícios só são possíveis quando você realiza a remanufatura com uma empresa de renome como a Turbo Brasil, a maior referência do setor na América Latina.

Além de contar com uma estrutura diferenciada, a Turbo Brasil realiza todos os testes e análises nas suas peças seguindo o padrão de qualidade do fabricante original.

Conclusão

A manutenção de tratores agrícolas Caterpillar e John Deere é um procedimento que não pode ser negligenciado em qualquer empresa que deseja manter a alta produtividade e o controle de gastos. Com um cronograma bem construído, você garante qualidade do serviço e ainda aumenta a vida útil dos equipamentos. E na hora da reposição, lembre-se: opte primeiro pela remanufatura.

Entre em contato com a Turbo Brasil e faça o orçamento das peças para a sua empresa.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email