componentes-caterpillar

Componentes Caterpillar: como identificar itens falsos?

Gestores de empresas que dependem da utilização de máquinas pesadas no dia a dia sabem o quanto o baixo desempenho desses equipamentos pode comprometer a produtividade e até a lucratividade dos negócios. Por essa razão, é importante estabelecer um padrão de qualidade para as ferramentas e não investir em peças diferentes dos componentes Caterpillar originais.

Na verdade, não se trata apenas de uma questão de baixa ou alta produtividade. Ao adicionar peças falsificadas junto a componentes Caterpillar genuínos você pode estar colocando em risco a segurança dos seus colaboradores. Ou seja, isso porque a presença de itens falsos compromete o correto funcionamento das máquinas. Assim, podendo causar reações inesperadas e perigosas.

Para entender mais sobre a importância de utilizar componentes Caterpillar originais, suas vantagens e saber como identificar peças sem procedência, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

Por que é importante contar com peças genuínas?

Por si só, a prática de utilizar peças não genuínas em máquinas pesadas não parece uma boa ideia. Mas, por causa de uma suposta economia, alguns gestores optam por assumir o risco.

No entanto, se você ainda segue essa visão ultrapassada, temos uma má notícia para você.

Saiba que os especialistas estimam que um equipamento sem as suas operações originais perde 10% da sua capacidade produtiva. E quanto maior o número de itens falsos, menor tende a ser o desempenho.

Sendo assim, na prática, a “economia” que você faz na compra de componentes fora do padrão de fábrica, acaba sendo perdida na produtividade diária. Em outras palavras, não há um bom custo-benefício.

Não é nem preciso dizer que você, como gestor, sabe que para uma empresa ser competitiva e lucrativa o alto rendimento precisa ser constante. Se as máquinas, seus principais ativos produtivos, não funcionam como o esperado, o seu negócio tende a amargar prejuízos em médio prazo. Será que vale mesmo a pena?

O perigo das peças falsificadas

Utilizar componentes Caterpillar originais é importante, mas qual perigo está correndo quem insiste em utilizar peças falsificadas? Bem, as notícias não são nada agradáveis.

Acontece que equipamentos de alto padrão como os da marca Caterpillar necessitam de uma combinação perfeita para entregar o desempenho esperado – que é acima da média, vale frisar. E somente peças originais são capazes de trazer essa condição.

Para aqueles que insistem, saibam que vocês estão assumindo o risco de:

  • expor os seus funcionários e pessoas próximas ao local de trabalho a um perigo inesperado;
  • prometer a integridade do equipamento e desvalorizá-lo em uma possível revenda;
  •  gastar dinheiro com componentes que não seguem o padrão de fábrica da Cat;
  • danificar uma máquina de alto valor e desperdiçar o investimento original;
  •  inviabilizar um processo de remanufatura por uma empresa especializada;
  • adquirir peças sem o crivo dos técnicos e especialistas da Caterpillar;
  • diminuir o tempo de vida útil da sua máquina.

Como identificar itens falsos Caterpillar?

Para fugir dos contratempos citados no tópico anterior é importante se atentar há alguns detalhes na hora da compra. Pois, mesmo não sendo a sua intenção, você pode acabar adquirindo itens falsos.

A boa notícia é que a identificação de componentes Caterpillar originais não é tão complexa. A empresa preparou alguns detalhes que são inconfundíveis, são eles: 

  • peças com o amarelo característico da Cat e logomarca única impressa;
  • plaquetas de identificação de alumínio em componentes,
  • numeral KOD, detalhando a data de fabricação do item,
  •  Part Number de seis ou sete dígitos para identificação;
  •  QR Code impresso em determinadas peças.

Além desses detalhes, é de suma importância adquirir peças somente com revendedores autorizados da Caterpillar ou empresas especializadas na remanufatura desses componentes, diminuindo bastante o risco de fraudes.

Quais são as vantagens de usar componentes Caterpillar originais?

Agora que você já sabe a importância de adquirir componentes Caterpillar originais e os riscos de contar com peças falsas, entenda quais o benefícios de seguir as recomendações do fabricante:

  •  maior segurança, confiabilidade e melhor desempenho;
  • sem o risco de perda dos 10% de produtividade;
  • baixo risco de danos, vazamentos, entre outros;
  • integração total dos componentes da máquina;
  • maior período na utilização do equipamentos;
  • possibilidade de remanufatura das peças;
  • melhor ROI por operação e manutenção;
  • garantia de fábrica.

Conclusão

Investir em componentes Caterpillar genuínos é garantir que os equipamentos da sua empresa mantenham os níveis elevados de qualidade, segurança e produtividade no dia a dia. Mas, muito além da questão produtiva, esses patamares são importante para afastar os riscos de perigo dos seus colaboradores.

Outro ponto que faz da utilização de itens originais algo extremamente vantajoso é a possibilidade da remanufatura dos itens desgastados. Por serem genuínas, as peças podem passar pelo mesmo processo de fábrica e recuperar a usabilidade da compra original.

A Turbo Brasil é uma empresa especialista em remanufatura de componentes Caterpillar genuínos, sendo referência no setor aqui no Brasil e na América Latina. Empresas como a Vale utilizam equipamentos Caterpillar e contam com a Turbo Brasil para manter as máquinas funcionando sempre em alto padrão.

Acesse, solicite um orçamento com a Turbo Brasil e mantenha seus níveis de produtividade em patamares elevados com as peças remanufaturadas da Caterpillar

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email