motor_diesel

Você sabe como funciona uma turbina para motor diesel?

Mas, afinal, como a turbina para motor a diesel funciona? E como estender a vida útil desta peça tão importante por meio da remanufatura?

Você sabe que um motor a diesel funciona a partir de três elementos: calor, ar e combustível. A “mágica” acontece quando esses três quesitos entram em ação e a combustão faz o motor do veículo funcionar.

Mas, graças à tecnologia, o que é bom sempre pode melhorar. É por isso que foram criados sistemas de injeção para otimizar a performance do combustível, e sistemas de turbina para melhorar a utilização do ar.

Para veículos e equipamentos pesados, a utilização da turbina faz toda a diferença, pois ela aumenta a presença de ar nos cilindros e, consequentemente, imprime mais força para o motor a diesel. É a potência que o equipamento precisa para superar obstáculos.

Mas, afinal, como a turbina para motor a diesel funciona? E como você pode estender a vida útil desta peça tão importante por meio da remanufatura? Para saber sobre esses e outros pontos, confira este artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura

O que acontece na alimentação de ar por turbinas?

A turbina é um equipamento conhecido por vários outros nomes, por exemplo: turboalimentador, charger, turbo compressor, turbo, entre outros. Pelos nomes, já é possível entender que se trata de uma peça capaz de oferecer maior potência ao motor a diesel, estes motores precisam de força extra no dia a dia para executar algumas tarefas, então a turbina entra exatamente como a responsável por providenciar essa força adicional.

Isso porque, mesmo contando com motor a diesel, equipamentos mais pesados precisam de força extra no dia a dia para executar algumas tarefas. A turbina entra exatamente como a responsável por providenciar essa força adicional.

Diferentemente do modelo convencional, a alimentação a ar por turbinas imprime mais força nos cilindros, fazendo com que a combustão queime mais rápido em um tempo menor, um processo que resulta exatamente em maior potência para o equipamento.

Como funciona uma turbina para motor a diesel?

Basicamente, a turbina funciona comprimindo o ar do motor a diesel para dentro dos cilindros – processo reverso do motor convencional, em que o ar é aspirado. Isso é possível porque a peça é composta por dois rotores centrífugos ligados no mesmo eixo, ainda que isolados em cada compartimento.

Com isso, a turbina consegue oferecer mais potência para o seu equipamento, gerando força extra em qualquer situação.

Além da potência adicional, outra grande vantagem do uso da turbina é o fato do equipamento não utilizar a força do motor. Na prática, o turbocompressor utiliza a energia dos próprios gases gerados pela combustão, que deixam de ser expelidos diretamente na atmosfera, para antes rotacionar um rotor, se tornando o principal gerador da turbina.

Como conservar a turbina do seu motor a diesel?

Mesmo sendo uma peça de alto padrão e que oferece um ótimo resultado para o seu motor a diesel, a turbina também sofre com o desgaste do tempo, bem como, com a falta de cuidado do seu usuário.

Uma boa forma de mantê-la em funcionamento é fazendo a manutenção da peça regularmente e seguindo boas práticas diárias, por exemplo:

·         Antes de desligar a turbina, aguarde um tempo com o motor em baixa rotação;

·         Evite levantar o giro imediatamente ao ligar a máquina;

·         Assegure uma boa lubrificação para o motor e para o turbocompressor;

·         Troque o filtro de ar, filtro de óleo e óleo lubrificante regularmente;

·     Evite pico e repico no acelerador.

A importância da remanufatura para o funcionamento da turbina no motor a diesel

As boas práticas apresentadas anteriormente ajudarão você a utilizar a turbina por muito tempo. Mas, em algum momento, será preciso realizar a reposição por causa do uso rotineiro da peça. É aí que para estender a vida útil da peça e garantir o pleno funcionamento do motor a diesel você precisará da remanufatura.

O processo de remanufatura é a recuperação completa da sua turbina sem a necessidade de investimento em uma nova peça. Ou seja, você tem o mesmo componente com a usabilidade original de forma mais rápida e mais econômica.

Na remanufatura, sua turbina passa por análise técnica da falha, qualificação das peças, recuperação (se necessário), substituição das peças avariadas, retífica, balanceamento e montagem de precisão. E todo o processo seguindo o padrão original de fábrica.

Sem dúvida, a remanufatura é o melhor custo-benefício para você manter o funcionamento da sua turbina de motor a diesel.

Conclusão

Enfim, se você utiliza equipamentos pesados diariamente não pode se dar ao luxo de ficar sem uma turbina de motor a diesel. Na sua rotina, a peça é tão importante quanto qualquer conhecimento técnico. Mas, para garantir o custo-benefício da remanufatura, é importante realizar o processo na Turbo Brasil, maior referência de remanufatura da América Latina e especialista na recuperação de turbinas.

Faça um orçamento com a Turbo Brasil e tenha a sua turbina com padrão de fábrica novamente.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email