injecao-eletronica-diesel

Afinal, como funciona o sistema de injeção eletrônica Diesel?

Um sistema de injeção eletrônica diesel promove o desenvolvimento de três pontos nos veículos e equipamentos: potência, economia e produtividade. Na verdade, os três fatores são ainda mais importantes para o seu negócio enquanto empresa. 

Não é à toa que marcas que atuam em setores como Offshore, Transporte e Mineração, offshore, locomotivas e agrícola, por exemplo, não abrem mão de equipamentos que utilizam a injeção eletrônica. A tecnologia incorporada no sistema traz um alto retorno sobre investimento (ROI).

Para entender melhor a importância da injeção eletrônica é interessante compreender como funciona o sistema. E é exatamente isso que faremos no post de hoje. Continue lendo e confira.

O que é o sistema de injeção eletrônica Diesel?

A injeção eletrônica de diesel é um sistema de controle de combustível. Porém, diferentemente dos sistemas convencionais, ela é pouco poluente e muito mais eficiente, garantindo a dosagem correta de combustível para o motor – o que, por consequência, assegura economia.

Além disso, trata-se de um sistema forte e de alto padrão, comumente adotado em setores que exigem alta produtividade dos equipamentos.

Como funciona?

Um sistema de injeção eletrônica funciona a partir de um Módulo de Controle do Motor (ECM). Porém, o sistema completo também inclui outros conjuntos de sensores e atuadores.

Em funcionamento, cada um dos setores atua para coletar informações sobre o motor do equipamento e sua regulagem para que a injeção sempre funcione de acordo com as condições analisadas e responda aos comandos enviados pelo Módulo de Controle do Motor.

Os sensores analisam diferentes aspectos da operação do motor, como velocidade, temperatura, qualidade da mistura de gases, pressão, entre outros.

Todos os dados são repassados diretamente para o ECM, que, por sua vez, utiliza-os para gerenciar componentes como:

  • ventoinha de arrefecimento;
  • bomba de combustível;          
  • motor de passo;
  • bicos injetores.
  • Válvulas e Atuadores.

Quais as vantagens do sistema de injeção eletrônica?

Por apresentar uma tecnologia moderna, o sistema de injeção de eletrônica resulta em diversos benefícios para o usuário. Confira.

Maior potência

Como não têm velas acesas, motores a diesel conseguem funcionar sob alta pressão. No processo de combustão, o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão sob alta pressão, com precisão e em quantidade adequada de acordo com o modo de rotação. 

Esse processo permite que o equipamento apresente maior potência em todas as rotações.

Menor poluição

Por causa do eficaz controle do consumo de combustível, o motor a diesel com injeção eletrônica consegue emitir menor quantidade de gases prejudiciais.

Como não há praticamente desperdício de combustível, então a queima é mais controlada. Dessa forma, o veículo tem uma maior potência e polui menos.

Economia de combustível e financeira

Logicamente, toda essa precisão e baixo desperdício resultam em uma interessante economia de combustível. Em médio prazo, a tendência é que os gastos com o combustível tragam menor impacto nos cofres da sua empresa.

Na prática, isso significa que você terá equipamentos mais potentes e com um menor custo financeiro.

Por que considerar a reparação de componentes?

Diante de tantos diferenciais, fica claro que um sistema de injeção eletrônico é muito importante no dia a dia de muitas empresas. Nesse sentido, você precisa ter um bom plano para o momento de reposição da peça. Não dá para ficar parado ou gastar altos valores em compras emergenciais, não é mesmo?

É aí que a reparação entra como a solução perfeita para você. Ao optar pela reparação dos componentes do seu sistema de injeção eletrônica, você garante um processo de reposição rápido, eficiente e com uma economia que pode superar os 60%.

Na reparação, a sua peça passa por uma limpeza, avaliações técnicas, recuperação da usabilidade original e testes práticos. Tudo seguindo os mesmos padrões de qualidade determinados pelo fabricante.

Sempre escolha a melhor empresa de reparação de componentes Diesel!

No mercado você pode encontrar algumas marcas que oferecem o serviço de reparação de peças, mas só a maior empresa de reparação de componentes diesel da América latina é capaz de garantir todas as vantagens deste processo.

Reparação de componentes é com a Turbo Brasil, a referência de mercado, certificada e homologada pelos fabricantes dos produtos, como a Bosch, por exemplo. 

Só a Turbo Brasil conta com sede própria de 5 mil metros quadrados, os melhores profissionais do país e com equipamentos de última tecnologia. Podendo aplicar todo processo de reparação em um prazo de 1 e 3 dias.

Entre em contato agora mesmo e peça sua cotação. 

A Turbo Brasil oferece um portifólio completo de produtos e serviços para componentes diesel. Sua sede fica à Rua Continental, 360, em Contagem – MG. Solicite quanto antes seu orçamento!

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email