bomba injetora bosch

Bomba injetora Bosch: 4 situações que demandam cuidados

A Bomba injetora Bosch é uma peça imprescindível para o funcionamento do sistema de injeção, ela influencia diretamente na performance dos motores a diesel.

Para assegurar sua eficiência e durabilidade, a  Bomba injetora Bosch precisa de cuidados e condições de trabalho que sejam condizentes com suas especificações.

Investir em manutenção preventiva pode ajudar a prolongar a sua vida útil

Quer entender mais sobre isso? Então, confira o nosso artigo completo sobre o assunto.

Boa leitura!   

Como funciona a bomba injetora Bosch?

Ao contrário do que muitos podem pensar, a bomba injetora Bosch não funciona da mesma forma que um motor com ignição por centelha. O sistema de injeção fornece combustível sob pressão. Assim, utilizando da melhor forma o diesel do veículo. 

Outro ponto importante é que os materiais utilizados, bem como o design da bomba, são pensados para resistir a grandes pressões. Ou seja, a fim de operar por longos períodos e fornecer maior potência ao motor. 

Além dos materiais especiais, uma bomba injetora Bosch é caracterizada por requisitos de controle mais complexos. E todos esses detalhes somam-se a um sistema cujo resultado é um produto de alta produtividade e qualidade.

Assim, o trabalho de fornecimento de combustível para os cilindros do motor acontece de maneira eficiente. Dessa maneira, melhorando a rotina de trabalho do motorista de caminhões ou operadores de máquinas.

Quais são os sintomas de uma bomba injetora Bosch com defeito? 

Para se evitar que a sua bomba simplesmente pare de funcionar e lhe deixe na mão, é importante ficar atento aos sintomas dos defeitos. 

Conheça os principais abaixo:

1. Engasgo do motor durante a aceleração

O seu caminhão dá solavancos ou começa a trepidar quando você acelera o motor? Isso pode ser um sintoma de mau funcionamento da bomba injetora.

Nesse caso, é possível que a bomba não esteja sendo capaz de manter a pressão necessária para levar o combustível do tanque para os injetores. Caso você detecte esse problema, é o momento de levar o veículo para um especialista.

2. Perda de potência do motor

Esse sintoma é percebido pelo motorista ou operador normalmente quando o caminhão ou máquina está carregado, isso porque é exatamente durante essa ação que a bomba é mais demandada. Além disso, quando os seus componentes já não estão em boas condições, ela começa a falhar e a não entregar o combustível suficiente que o motor precisa. Em casos extremos mesmo vazio pode ser notada a perda de potência do motor.

 3. Barulho anormal do motor

Barulho anormal do motor, pode estar associado a problemas no sistema de injeção. Quando o ruído é proveniente da bomba injetora, na maioria das vezes, tem a ver com a falta de pressão constante. A bomba de combustível não consegue manter a pressão necessária o tempo todo, gerando assim uma diferenciação no barulho do motor.

4. O veículo não pega

Esse é mais um sintoma comum, mas também o mais sério. Se você ignorar todos os sintomas acima, eventualmente vai se deparar com esse último. Se a bomba injetora já ultrapassou o seu limite de mau funcionamento, chegará o momento em que o caminhão ou máquina não dará mais partida.

É importantíssimo que você não deixe chegar a esse ponto.

Como evitar os problemas citados acima?

Para evitar todos os sintomas descritos no tópico anterior, é essencial que você opte por uma manutenção preventiva, analisando as condições da bomba injetora e de outros componentes para antever os defeitos. Esses cuidados estenderão a vida útil da sua peça.

No entanto, mesmo com práticas preventivas, o uso contínuo trará o desgaste da bomba injetora Bosch. E é nesse momento de reposição que a remanufatura surge como uma ótima solução para você.

No momento de decisão você tem duas opções: investir em uma peça nova e gastar o mesmo valor outra vez ou seguir para a remanufatura e garantir um ótimo custo-benefício.

Como você deve bem saber, uma bomba injetora nova custa um valor considerável. E comprar uma nova toda vez que precisar de reposição impactará negativamente a sua parte financeira. Pensando nisso, a Bosch, maior fabricante de peças para sistema de injeção diesel, possui postos autorizados de Excelência especializados em manutenções preventivas e corretivas tanto da Bomba injetora como também dos demais componentes que compõem todo o sistema. Esses postos são denominados de Bosch Diesel Center, que possuem técnicos treinados e capacitados diretamente pela própria fábrica Bosch, e contam com ferramentas e máquinas de teste específicas para garantir o correto funcionamento.

A Turbo Brasil é um Posto de Excelência Bosch Diesel Center com experiência de mais de 20 anos no mercado. Estamos preparados para lhe atender com qualidade e agilidade! 

Conclusão

Esperamos que este artigo ajude a evitar futuros problemas com sua a bomba injetora Bosch. Siga as nossas dicas, faça a manutenção preventiva e não deixe de optar pela remanufatura no momento da reposição. Entre em contato com a Turbo Brasil e faça o orçamento para a remanufatura da sua bomba injetora.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email