economizar_combustivel

5 formas de economizar combustível em motores diesel

Caminhões, barcos, trem de carga. Ou seja, não importa o segmento, veículos diesel, no geral, necessitam de cuidados especiais em comum, principalmente, no que diz respeito em como economizar combustível e ao desempenho do motor. 

Muito se fala sobre os sinais aos quais devemos prestar atenção para saber se o motor diesel está funcionando corretamente. Mas, esperar algum sinal pode prejudicar todo o sistema e ser tarde demais.

Por isso, hoje, vamos abordar não apenas os problemas que podem ser causados pelo uso inadequado do diesel. Mas, também e principalmente quais são as vantagens em garantir combustível de qualidade e como, na prática, é possível economizar combustível em motores diesel.

1. Sinais de problemas de motor diesel

É sempre válido reforçar que você consegue identificar quando algo não vai bem no motor. Os principais sinais são:

  • Perda de potência do motor e do veículo no geral;
  • Ruídos na motorização;
  • Fumaça mais escura saindo do escapamento;

Esses casos são exemplos que manifestam problemas maiores. Assim, ao perceber algo diferente, é importante buscar por um serviço profissional imediatamente. Uma vez que, continuar rodando com o veículo nessas condições pode danificá-lo ainda mais. Além disso, trazer prejuízos significativos de dinheiro e de tempo, para o motorista ou a empresa responsável. 

O que pode estar provocando essas falhas? Problemas internos como desgaste da bomba injetora, turbocompressor danificado e desgastes nos vedadores das válvulas são comuns, mas existem vários outros motivos pelos quais possa estar ocorrendo um desgaste excessivo de diesel

Por isso, é tão  importante não esperar algo dar errado: realize a manutenção preventiva com regularidade. Desse modo, essa é uma das principais formas de garantir uma revisão completa de tempos em tempos. Consequentemente, evitando ao máximo possíveis falhas dos componentes, além de realizar ajustes e limpezas.  

2. 5 formas de economizar combustível

Além da revisão periódica, destacamos outras práticas imprescindíveis à economia de combustível em motores diesel: 

Respeitar o limite de carga

Uma regra crucial, visto que o excesso de cargas e carregamentos no veículo afeta diretamente seu desempenho, é não colocar a segurança do profissional em risco. 

Em outras palavras, um veículo que respeita o limite de cargas roda em condições mais eficientes e seguras. Assim como, o mesmo vale para o limite de velocidade: rodar a até 80 km/h faz com que a economia de combustível chegue a até 10%.

Geralmente, os veículos são desenvolvidos para apresentar o melhor consumo numa faixa que vai de 40 km/h a 80 km/h. Assim, acima dos 88 km/h, o consumo de diesel aumenta 1% a cada quilômetro mais rápido.

2.1 Optar pela remanufatura das peças

Resumidamente, a mais valiosa das dicas é… Remanufaturar significa reformar uma peça seguindo os mesmos padrões de fábrica que garantem a retomada de sua qualidade e desempenho. Em suma, essa é, sem dúvidas, a opção com melhor custo-benefício.

Desse modo, ao optar por remanufaturar uma peça ao invés de trocá-la por uma nova, ocorre uma economia de até 60% do valor e a probabilidade de o componente retornar com qualidade superior à original é grande. 

Além disso, a remanufatura é uma opção sustentável, pois reduz o uso de matérias-primas e o descarte de material. Como resultado, esse tipo de serviço tem tido demanda crescente no Brasil e no mundo, com empresas estabelecendo referência no mercado.

2.2 Calibre os pneus

Essa medida simples é uma das mais eficazes na hora de economizar combustível. Ou seja, a economia pode chegar a até 20%.

Em síntese, feita antes de cada viagem, ou ao menos uma vez por semana, a calibragem estica a vida útil dos pneus e aumenta a segurança na estrada.

2.3 Mantenha a distância

Podemos ver em todas as placas de traseira de caminhões e ônibus, mas nunca é demais lembrar, não é mesmo? Afinal, a placa não está ali à toa. Assim, dirigir a 70 metros de distância do caminhão à sua frente pode render até 5% de consumo de combustível. Sem falar, é claro, da questão da segurança para ambos os motoristas. 

2.4 Defina sua rota previamente

Essa é uma medida importante por dois principais motivos: evitar deslocamentos desnecessários e para já definir os postos onde serão feitos abastecimentos, visando a qualidade do combustível e o melhor preço. Planejamento é sempre importante!

E por falar em importância, não podemos deixar de dizer como é essencial que a empresa escolhida para realizar serviços, sejam eles mais simples ou mais complexos, deve ser reconhecida no mercado. Isto é, não basta seguir todos esses cuidados e deixar seu veículo em mãos desconhecidas.

A Turbo Brasil 

Com corpo técnico de profissionais altamente qualificados, a Turbo Brasil investe constantemente na capacitação de sua equipe que desenvolve a cada dia novas tecnologias em remanufatura de turbo compressores, sistemas de injeção diesel e outros componentes de motores diesel, garantindo a qualidade já reconhecida pelos clientes em toda América Latina.

Atuando há mais de 20 anos no segmento, a Turbo Brasil possui ISO 9001 além de vários selos internacionais de reconhecimento e autorização para desenvolver os serviços de remanufatura. Sua sede, que tem mais de 5000m2 é localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas seu atendimento ultrapassa as fronteiras nacionais. 

Peça seu orçamento e viva uma experiência com agilidade e atenção! 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email